segunda-feira, 8 de março de 2010

“Rentabilizar a Internet no Ensino Básico e Secundário: dos Recursos e Ferramentas Online aos LMS”

No artigo “Rentabilizar a Internet no Ensino Básico e Secundário: dos Recursos e Ferramentas Online aos LMS” da Professora Ana Amélia Carvalho, podemos ver que devido ao crescimento do ciberespaço, o Ministério da Ciência e Tecnologia e da Educação têm promovido numerosas iniciativas, fundamentalmente no 1º ciclo do Ensino Básico e na formação de professores.
Esta mesma formação tem que incidir na utilização da tecnologia e também a sua integração na sala de aula. O professor desempenha agora um novo papel de facilitador da aprendizagem, proporcionando autonomia ao aluno.
Com um novo conhecimento na rede, também novas capacidades são exigidas, como pesquisar, seleccionar e citar, cooperar e colaborar presencialmente e online e ainda publicar online. Por isso têm surgido actividades como a WebQuest ou a Caça ao Tesouro, e plataformas como o Moodle.
Este tipo de actividades permitem aos alunos publicarem e partilharem online, motivando-os e contribuindo para a sua formação como cidadãos da era de informação e do conhecimento.
Quanto aos LMS (Learning Managment Systems), como a plataforma Moodle, existem ainda algumas dúvidas de como está a ser implementado por parte dos professores, mesmo com a extensa formação disponível.
Para concluir, eu penso que apesar de ambos alunos e professores terem ainda que se adaptar a algumas funcionalidades do Moodle, e outras plataformas da Web, estas trazem consigo novas capacidades e conhecimentos numa sociedade cada vez mais informada.

Sem comentários:

Enviar um comentário