terça-feira, 9 de março de 2010

PTE Plano Tecnológico da Educação


a) O Plano Tecnológico da Educação estrutura-se em três eixos de actuação: Tecnologia,
Conteúdos e Formação.
b)

Tecnologia

  • Kit Tecnológico de Escola
  • Internet de Banda Larga de Alta Velocidade
  • Internet nas salas de aula
  • Cartão electrónico do aluno
  • Videovigilância
  • Centro de apoio Tecnológico às escolas

Conteúdos

  • Mais-escola.pt
  • Escola Simplex
  • Manuais escolares electrónicas
  • Plataforma de comunicação electrónica integrada

Formação

  • Formação e Certificação de competências TIC - Formação Pro
  • Avaliação Electrónica
  • Integração das TIC nos métodos de ensino e aprendizagem
  • Literacia de Aplicações Open Source

Investimento e financiamento

  • Financiamento Comunitário
  • Fundo para a inclusão para a educação
  • Mecenato Tecnológico
  • Parcerias com sector privado


    c) Qual a relação entre o PTE e a proposta de Jonassen (2007) – computadores como ferramentas cognitivas?

    Inserido no PTE tem o estudo de diagnóstico do Ministério da Educação sobre a modernização tecnológica do sistema de ensino em Portugal que concluiu que as TIC necessitam de ser plena e transversalmente integradas nos processos de ensino e de aprendizagem, o que implica reforçar a infra-estrutura informática, bem como desenvolver uma estratégia coerente para a disponibilização de conteúdos educativos digitais e para a oferta de formação e de certificação de competências TIC dos professores.

    David H. Jonassen defende que as ferramentas cognitivas são aplicações informáticas que exigem que os alunos pensem criticamente para representarem o que sabem e fala em três conceitos: aprender a partir de, sobre e com computadores.

As ideas de Jonassen vão de encontro ao estudo do Ministério, já que o estudo concluiu que as TIC necessitam de ser integradas nos processos de ensino e de aprendizagem, e Jonassen apresenta um modo de integra-las com as ferramentas cognitivas, o uso do computador como ferramenta de ensino-aprendizagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário